9 de set. de 2015

120 mil pessoas se reune na Procissão de Nossa Senhora das Grotas



Renovação da fé, da esperança e do amor. Foi assim que os fiéis se sentiram no encerramento dos festejos da Padroeira de Juazeiro Nossa Senhora das Grotas.

A procissão realizada nesta terça, (08) reuniu 120 mil pessoas que tomaram a Avenida Adolfo Viana seguindo o carro andor, esse ano ornamentado em forma de réplica do altar-mor, em direção a Catedral - Santuário.

Motivados pelo tema “Eu vim para servir” o novenário contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Geraldo da Cruz e os bispos Dom Manoel Reis, Bispo Diocesano de Petrolina; e Dom Frei Paulo Cardoso, Bispo Emérito de Petrolina, além do novo Arcebispo Metropolitano, de Feira de Santana-BA, Dom Zanoni Demettino Castro, que presidiu a celebração do dia (07), segunda.

Vale destacar que a festa pode contar com uma novidade promovida pela PASCOM – Pastoral da Comunicação: a transmissão do novenário pelo canal da Diocese no Youtube, o que permitiu às pessoas que não puderam comparecer à Catedral Santuário, assistir ao vivo às celebrações. A novidade agradou aos devotos, visto que a festa de Nossa Senhora das Grotas já é uma bela tradição de fé e religiosidade do povo da região do São Francisco que clama “à mãe dos flagelados e oprimidos a sua santa proteção”.

A manifestação de fé agregou diversas comunidades católicas da cidade, que caminharam juntas desde o bairro Lomanto Junior, da comunidade Santa Luzia.


















A titulação de “Nossa Senhoras das Grotas”, foi dada à Maria, que é a mãe de Deus, para os católicos, quando uma imagem dela foi achada, por indígenas, numa gruta nas imediações de onde é hoje a cidade Juazeiro, tornando-a, assim, a padroeira católica para esta cidade.

A procissão foi a culminância das festividades à santa-padroeira, que começou no dia 30 de agosto e se estendeu até este dia 08 de setembro, onde uma multidão lotou a praça da catedral e participaram da benção do Santíssimo Sacramento.


Ricardo Souza
PASCOM - Pastoral da Comunicação
Catedral - Santuário Nossa Senhora das Grotas


EmoticonEmoticon