27 de out. de 2015

Festa Nossa Senhora do Rosário


Conforme a tradição da Paróquia N. Sra. das Grotas, o ultimo domingo do mês de outubro é dedicado a Nossa Senhora do Rosário. O pároco, Pe. Josemar Mota presidiu na Catedral - Santuário N. Sra. das Grotas a solene celebração desta festa.

HISTÓRICO

A festa a Nossa Senhora do Rosário foi instituída em 1572, pelo Papa Pio V, sob o nome de Nossa Senhora da Vitória, para comemorar a vitória da Liga Santa contra o Império Otomano, na batalha de Lepanto. Em 1573, o Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para “Festa do Santo Rosário”. Após as reformas do Concílio Vaticano II, a festa passou a se chamar Nossa Senhora do Rosário.

A devoção ao rosário é muito antiga e simboliza uma coroa de rosas que teria sido oferecida à Virgem Maria como expressão do amor e piedade dos fiéis cristãos. Oração típica da devoção mariana, a recitação do Rosário remete à meditação dos mistérios da vida de Jesus de Nazaré e da tradição da Igreja, e permite a compreensão da rotina cotidiana iluminada pela vida do próprio Cristo.

Os dominicanos foram os grandes difusores da devoção ao Rosário. A tradição conta que Nossa Senhora teria aparecido a São Domingos - fundador da Ordem dos Dominicanos - e, na ocasião, teria mencionado que a recitação do Rosário seria uma poderosa arma de conversão. Foi o Papa Pio V, de origem dominicana, que incentivou oficialmente a oração do Rosário, indicando, sobretudo, que deveria ser feita em família.

A festa de Nossa Senhora do Rosário, no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Além de confraria (Irmandade) que é formado por um grupo de pessoas com devoção a Virgem Maria, sob o titulo de Nossa Senhora do Rosário.









EmoticonEmoticon