Diocese de Juazeiro Bahia




      A Diocese de Juazeiro "Diœcesis Inazeirensis" está ligada a Arquidiocese Metropolitana de Feira de Santana, ao Regional Nordeste III da CNBB e a Santa Sé. Criada em 21 de julho de 1962 no Rito Romano, pelo Papa João XXIII, pela Bula “Christi Ecclesia” (Igreja de Cristo), tendo como Padroeira Nossa Senhora das Grotas. 



Mapa Territorial da Diocese de Juazeiro Bahia

Com uma área 56,269 km², formada por 9 municípios, são eles: Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Desmembrados da Diocese da Barra, e pelo município de Curaçá, desligado da Diocese de Bonfim. Pelo mesmo documento a igreja de N. Sra. das Grotas é elevada ao grau de igreja-catedral e a cidade de Juazeiro torna-se a sede episcopal da Diocese. Essa população, nesta extensa área, é atendida por 14 paróquias, sendo 06 na cidade de Juazeiro e 08 nas demais cidades. Sendo instalada em 10 de fevereiro de 1963 com a posse do primeiro Bispo.

16 de outubro de 1962 – Nomeação de Dom Tomás Guilherme Murphy, padre redentorista americano, que foi missionário em Manaus, na Amazônia, para 1º Bispo da Diocese de Juazeiro. Nesta ocasião, o Papa João XXIII escreveu ao clero e aos fiéis da nova Diocese: “Temos certeza de que esta nossa carta vos será fonte de grande alegria, porque anunciamos que nesse dia, vos damos o primeiro bispo ansiosamente esperado por vós, para a vossa igreja”.

10 de fevereiro de 1963 – Festa solene da instalação da Diocese e posse do primeiro bispo, Dom Tomás Murphy. O povo de Juazeiro, naquela época, católico quase na sua totalidade, recebeu com entusiasmo a notícia da criação da Diocese, e cheio de júbilo, promoveu grandes festividades para receber seu primeiro bispo . 






Acolhida a Dom Tomás e a sua assinatura do termo de posse.