A Padroeira


A Mãe Nossa e Padroeira
Nossa Senhora das Grotas


         A evangelização na região São Franciscana, Iniciou – se por volta de 1700, devido à visita pastoral do Arcebispo D. João Franco de Oliveira, no ano de 1694, promovendo as criações das Missões, e, dentre elas, a Missão da Passagem de Juazeiro. Em decorrência desse interesse da catequese dos indígenas, instalou-se então a Passagem do Juazeiro, uma Missão de Franciscanos, que aldeiou, em 1706, os Índios Tamaquins, também, chamados Tanaquéus, e os Maçacarás.
Ainda em 1706, Um índio encontrou nas grotas do rio São Francisco, uma bela imagem de uma Santa. Grota essa, situada em Juazeiro Velho, onde hoje é a Rua XV de novembro, antigamente o inicio do bairro São Geraldo em Juazeiro. O índio ficou tão espantado, pois nunca tinha visto coisa parecida. Com todo respeito tomou a imagem nos braços e que logo encontrou um vaqueiro que, se mostrou confuso diante daquela situação. Levaram a imagem da santa para mostrar a um franciscano, que explicou todo o mistério daquela peça trabalhada em madeira. Anos antes, a missão franciscana tinha erguido um convento e uma igreja de alvenaria, localizada hoje onde está situada a praça do boi, em Juazeiro. Pelo fato de ter sido encontrada em uma grota, foi batizada com o título de Senhora das Grotas, pela aquela pequena comunidade. A notícia espalhou-se por toda a vizinhança e vários fiéis vinham visitar e conhecer a Santa.
A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, foi fundada em 26 de março de 1840, pertencendo diretamente à Arquidiocese de São Salvador – Bahia, até o ano de 1913, quando foi criada, a Diocese da Barra, sendo inaugurada em 22 de novembro de 1915. Sendo Primeiro Vigário da Paróquia de Juazeiro, o Padre Caetano de Araujo Mato Grosso, que dedicou a sua vida à Paróquia, porque foi nomeado Vigário em caráter perpétuo e empossado a 24 de agosto de 1841, permanecendo a serviço de Deus e da Santíssima Virgem durante 44 anos, falecendo no dia 15 de outubro de 1885, em um prédio na Rua Visconde do Rio Branco na Vila de Juazeiro.
A Imagem da Virgem Senhora das Grotas, ficava hospedada na Casa de Passagem da Vila, durante todo esse tempo, até que então foi criada a primeira Igreja Matriz, onde em 1833 já a existia, na Vila também chamada de Nossa Senhora das Grotas do Joaseiro, que deu origem à atual sede do município, sucessivamente, tornando-se a Padroeira da Cidade de Juazeiro Bahia.
A Segunda Igreja Matriz, foi ainda construída por Pe. Caetano, com muitos esforços para concluir a obra que iniciou em 1854, quando foi assentada a pedra principal da construção do novo templo. Faltavam, então, apenas 23 anos, para o desabamento da Primeira Igreja Matriz de Nossa Senhora das Grotas de Juazeiro, ocorrido em 1887.
Assim, foi inaugurada em 1868 por Pe. Caetano de Araujo Mato Grosso, vale salientar-se que quatorze anos depois de iniciada, e ainda incompleta a segunda Igreja de Nossa Senhora das Grotas, da Vila de Juazeiro. A população da Vila de Juazeiro embora muito pobre, todos continuava oferecendo suas contribuições e os trabalhos se arrastando lentamente. Dez anos mais tarde, em 1878, foram concluídos os altares da nova Igreja que, a 8 de setembro daquele ano, era festivamente reinaugurada, feliz o Pe Mato Grosso por haver atingido a grande meta de sua vida.
Por volta do ano de 1954, foi reformada antiga igreja matriz de Nossa Senhora das Grotas, para a comemoração do Ano da Graça – 1956, onde a comemorou os 150 Anos do surgimento da Virgem Senhora das Grotas.
Em 1962, a Segunda Igreja Matriz, passou por reformas para a implantação da Diocese, tornando-se Igreja Mãe da Diocese de Juazeiro. A cidade festejou com o maior júbilo em 10 de fevereiro de 1963, a solene instalação da Diocese e a posse do seu primeiro bispo, em atos presididos pelo Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano da Barra do Rio Grande - D. João Batista Muniz, da Congregação do Santíssimo Redentor, e delegado do Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico - D. Armando Lombardi.



            
       Em sua festa, a procissão de Nossa Senhora das Grotas, leva em torno de 40 a 50 mil fieis, as ruas de Juazeiro Bahia no dia 08 de Setembro.  Em 2012, a Diocese de Juazeiro, comemorou o seu Jubileu de Ouro (50 anos de fundação), tendo como tema “50 anos de Missão a Serviço da Vida” e o lema “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” foi um momento festivo, mas também de reflexão, de oração e de missão, contando momentos solenes, como a edição da bíblia comemorativa do Jubileu, a peregrinação da imagem da Padroeira, passando por todas as paróquias e a participação de todos os Bispos do Regional Nordeste III (NE 3) e do Núncio Apostólico, durante a abertura do novenário da Padroeira de 2011. Sendo um ano missionário e vocacional. 
       No dia 21 de junho de 2014 a Catedral Diocesana, dedicada a Nossa Senhora das Grotas, foi elevada à Santuário. A data faz memória aos 60 anos de dedicação da igreja a catedral. Na entrada principal, está localizada a placa, que foi descerrada pelo bispo diocesano – Dom José Geraldo da Cruz. Logo após, o chanceler do Episcopado – Pe. Íbis Cassius, fez a leitura do decreto, enfatizando que “o santuário atende ao pedido de inúmeros fiéis devotos e em conformidade com os Cânones 1230 a 1234 do Código de Direito Canônico pelo presente decreto a Igreja Catedral dedicada a Nossa Senhora das Grotas, há mais de 300 anos na cidade de Juazeiro – Bahia, fica elevada canonicamente eregida como Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Grotas”. O mesmo decreto também nomeou o primeiro Reitor do Santuário – Monsenhor Josemar Mota da Silva. A partir desta data de elevação, o santuário passa a ser um lugar ainda mais voltado à piedade e devoção, que contará com a celebração diária da santa missa, bem como a constante presença de sacerdotes para ministrar o sacramento da confissão aos fiéis penitentes que ocorrerem ao santuário. Vale ressaltar, que foi concedido ao referido santuário a faculdade de ser o dispensador das indulgências parciais e plenárias aos fiéis que cumprirem todas as condições estabelecidas pelos cânones 992 a 997 do Código de Direito Canônico, bem como das demais orientações emanadas do Magistério Oficial da Igreja, do Santuário Nossa Senhora das Grotas e das demais paróquias da Diocese. Após a leitura do decreto, o bispo da Diocese de Juazeiro abriu solenemente a porta de entrada da Catedral – Santuário e deu-se início a celebração solene. Estavam presentes os arcebispos de Feira de Santana e Vitória da Conquista – Dom Itamar Viana e Dom Frei Luís Gonzaga Silva Pepeu, respectivamente. Além dos seguintes bispos: Dom Manoel dos Reis Farias (Diocese de Petrolina – PE), Dom Guido Zendron (Diocese de Paulo Afonso - BA), Dom André De Witte (Diocese de Rui Barbosa - BA), Dom Francisco Canindé Palhano (Diocese de Senhor do Bonfim - BA), Dom João Santos Cardoso (Diocese de São Raimundo Nonato – PI). Ainda estavam presentes padres, seminaristas e religiosas da Diocese de Juazeiro, religiosas da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Monsenhor Milton Porfírio dos Santos (Vigário Geral da Diocese de Petrolina) e familiares do bispo da Diocese de Juazeiro (delegação de 17 pessoas). Além disso, estiveram presentes devotos das mais diversas comunidades e paróquias da Diocese de Juazeiro e dioceses circunvinhas. Durante a homília, Dom José Geraldo lembrou o trabalho de reforma da Catedral, enfatizando a importância do Santuário Nossa Senhora das Grotas para a Diocese, afirmando que o Santuário é a Casa de Deus. Ao fim da Solene Missa, Dom José Geraldo abençoou om quadro-mosaico colocado na área externa do Santuário.
Hoje a Paróquia da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, é composta por mais de 45 comunidades na sede e no interior de Juazeiro. Contendo diversas pastorais e movimentos, abrangendo mais de 120 mil habitantes, tendo como as principais festividades a Páscoa, Pentecostes, Festa da Padroeira e o Natal. A Imagem de Nossa Senhora das Grotas, completará 310 anos de veneração, em 2016 e é venerada com muito amor, fevor, respeito e devoção, permanecendo no altar-mor da Catedral em ótimo estado de conservação.